31 de agosto de 2015

Concurso público de Camocim: Tribunal de Justiça do Ceará julgará recurso dia 02

Em 2013 o Sindicato APEOC e a Defensoria Pública de Camocim moveram Ações Civis Públicas (Proc. nº 10054-67.2013.8.06.0053) requerendo a imediata nomeação dos concursados/2012. 

O Dr. Antonio Edilberto Oliveira Lima, juiz da 2ª Vara de Camocim, em janeiro/2014, julgou favorável as ações, tendo o município interposto Recurso contra a decisão que, na próxima quarta (02/09) será julgado no TJ-CE.

Quem sabe se neste momento de mudanças, onde a Justiça brasileira está botando na cadeia bilionários e políticos poderosos que cometeram ilicitudes, os magistrados cearenses resolvam também dar fim a injustiça cometida por entes públicos que têm impedido aqueles que passaram no concurso em 2012 de assumirem os cargos que lhes são de direito.

Fonte: Apeoc Camocim


29 de agosto de 2015

Heitor Férrer filia-se ao PSB após sair do PDT

O deputado estadual, Heitor Férrer, pretenso candidato à Prefeitura de Fortaleza, recebeu convite oficial do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, para se filiar à legenda. O parlamentar, que ainda está filiado ao PDT, disse que vai conversar com as outras siglas que o convidaram para depois dar uma resposta sobre sua ida à legenda socialista. No entanto, Siqueira, em entrevista ao Diário do Nordeste, afirmou que a candidatura do cearense para prefeito da Capital cearense será uma das prioridades do grêmio no próximo ano.

O deputado federal Danilo Forte, hoje no PMDB, aceitou o convite para ingresso na sigla, e segundo informou o presidente nacional da legenda, será o novo presidente regional do partido no Ceará. Há pouco mais de um mês, o ex-deputado federal, Roberto Pessoa (que era do PR), foi empossado como presidente do PSB no Estado, e já deve deixar a presidência. Segundo Siqueira, como Danilo Forte é deputado federal, teria mais força para comandar a legenda no Ceará.

DN Online

Ciro Gomes chama assessoria de Dilma de 'organizações tabajara' após cancelamento de evento

O ex-ministro e presidente da Transnordestina, Ciro Gomes, batizou de "Organizações Tabajara", em referência a piada do extinto programa de TV Casseta&Planeta, a assessoria de imprensa da presidente Dilma Rousseff, que cancelou de última hora um evento da ferrovia que estava marcado para esta manhã. "Matutices cearenses. Só posso dizer isso sobre o cancelamento do evento", afirmou.

Segundo Ciro Gomes, como o canteiro no Ceará onde estão ocorrendo as obras é em Lavras da Mangabeira, a 340 quilômetros de Fortaleza, ele havia sugerido outra opção. "Aí a assessoria da presidente Dilma, que chamam de Organizações Tabajara, marcou para Lavras da Mangabeira. Mas eu tinha proposto um evento em que ela entraria num trem no Piauí, etc, etc. Não era nem sequer aqui. Por aqui eu não preciso me exibir em canto nenhum", afirmou.

"Mas aí as Organizações Tabajara escolheram o canteiro de obras para dar a ordem de serviço. E estava tudo certo, mais de dez mil pessoas mobilizadas, estruturas todas caríssimas foram pagas por nós da Transnordestina. Quando foi ontem (quinta-feira) à noite, inacreditavelmente cancelaram porque o senador Eunício Oliveira bateu o pezinho lá em Brasília e disse que não aceitava". Eunício é líder do PMDB no Senado e candidato derrotado por Camilo Santana (PT) ao governo do Ceará no ano passado.

Para Ciro, a mudança na agenda é um "vexame". "Esse tipo de matutice nem em cidade pequena do interior se aceita mais. O que me choca é a Presidência da República sucumbir a esse tipo de coisa", afirmou. 

O senador Eunício Oliveira comentou o assunto: "Pezinho não... Pezinhos quem bate são os irmãos dele", disse.

Via Estadão 

Filho de radialista assassinado sofre tentativa de homicídio em Fortaleza

O filho do radialista assassinado em Pacajus, morto no dia 9 de junho, sofreu uma tentativa de homicídio, na manhã desta sexta-feira, 28, na avenida Osório de Paiva, próximo à churrascaria Skina Grill, no bairro Vila Peri. Francisco Flávio de Lima estava dentro de seu veículo quando foi alvejado por disparos de arma de fogo.
De acordo com o delegado Pedro Viana, titular do 12º Distrito Policial, o atentado está, possivelmente, relacionado com a morte do pai de Francisco Flávio, o radialista Francisco Rodrigues de Lima, 62, assassinado no estacionamento da rádio FM Monte Mor, em Pacajus. A vítima da tentativa de homicídio foi hospitalizada, mas a Polícia Civil ainda não sabe quantos tiros o atingiram.
Conforme o delegado, o carro de Francisco Flávio apresenta duas marcas de tiro, mas o veículo ainda vai passar por uma perícia. Um inquérito policial já foi aberto para investigar o caso.

O POVO Online

28 de agosto de 2015

Camarão gigante é pescado por camocinense e causa espanto na população local

Camarão é quase seis vezes maior que média do crustáceo pescado no CE.
Especialista acredita que espécie asiática foi trazida ao CE por navio.
Olivardo Vasconcelos teve de convencer os amigos de que a pesca de um camarão de 28 centímetros não era história de pescador. O crustáceo foi capturado na noite de quarta-feira (26), quando pescava junto com o pai em Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará.
“Quando vimos na rede, de longe, a gente achou que era um peixe estranho, só quando puxamos e vimos de perto é que percebi que era um camarão. Eu e meu pai ficamos abismados”, diz Olivardo. Em média, o camarão do litoral cearense tem cerca de cinco centímetros, quase seis menor que o achado em Jijoca de Jericoacoara.
O camarão ficou guardado na geladeira da família, já que eles ainda não decidiram que prato fazer com a pesca. “Sempre que a gente conta, as pessoas acham que é mentira, porque não tem camarão desse tamanho por aqui, mas a gente chama o pessoal até em casa para mostrar que é verdade”, diz o pescador e professor Olivardo Vasconcelos.
O professor Alberto Nunes, especialista em camarões do Instituto Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que o camarão é uma espécie oriunda do continente asiático e que possivelmente chegou até a costa cearense por meio de navios.
“Esse tipo de camarão é bem maior que o que se encontra entre o Ceará e Piauí e já foi cultivado no Brasil na década de 1980, mas não há mais dele por aqui, a não ser quando transportado nas águas de navios e acabam parando na costa local”, explica o professor.
Ainda segundo Alberto Nunes, há registro de um camarão da mesma espécie encontrado na Praia do Mucuripe, em Fortaleza, em 2002, de 28,5 centímetros, o maior já catalogado no litoral cearense.
Olivardo ressalta que na região onde pesca e vende pescado, no litoral oeste do Ceará, há restaurantes que atraem turistas com famosos pratos cujo camarão é o ingrediente principal. “Minha mãe até pensou em não cozinhar porque o camarão é muito grande, mas se virar um prato, com certeza só precisa dele para ter uma fartura”, diz.

Fonte: G1

26 de agosto de 2015

Tio e sobrinho de prefeito de Martinópole são denunciados por morte de radialista em Camocim

Radialista que fazia denúncias políticas foi assassinado em 6 de agosto.
Segundo Ministério Público, tio e sobrinho estavam irritados com críticas.
O Ministério Público Estadual do Ceará (MP-CE) denunciou sete pessoas por envolvimento no planejamento e morte do radialista Glaydson Carvalho, assassinado em 6 de agosto, na cidade de Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza. Carvalho foi baleado durante a apresentação de um programa na emissora. Entre os denunciados pelo MP-CE, estão o tio e o sobrinho do prefeito da cidade de Martinópole. Segundo a denúncia apresentados pelo órgão, os dois estavam irritados com as críticas do jornalista.
Além deles, foram denunciados dois homens apontados como os autores do crime e duas mulheres e um homem suspeitos de dar cobertura ao plano, além de auxiliar a na fuga dos suspeitos. Um casal e o sobrinho do prefeito de Martinópole, o qual também é o tesoureiro da cidade, estão presos.
O crime
Segundo a Polícia Militar, os dois homens contratados chegaram à rádio dizendo que queriam fazer um anúncio, logo em seguida, renderam a recepcionista. Eles invadiram o estúdio onde Gleydson apresentava um programa, dispararam contra o radialista e fugiram.
Segundo testemunhas, na hora do homicídio, a transmissão estava com programação musical. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Deputado Murilo Aguiar, mas morreu no caminho.
A polícia segue nas buscas pelos suspeitos. Gleydson Carvalho era conhecido na cidade por ser apresentador de um programa que faz

Com Informações do G1 CE

Crime político: Ministério Público denuncia 7 envolvidos no assassinato do radialista Gleydson Carvalho, em Camocim. Quadrilha ia matar mais duas pessoas

Francisco, Gisele e o pistoleiro Tiago foram denunciados pelo assassinato
Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) como envolvidas no assassinato do radialista Gleydson Carvalho, crime ocorrido na tarde do último dia 6 na cidade de Camocim (373Km de Fortaleza). O crime de pistolagem teria sido motivado pelas severas críticas que o comunicador fazia em seu programa de rádio contra a administração publica do vizinho Município de Martinópole. Dos sete suspeitos, apenas três estão presos.
Conforme a denúncia formulada pelo promotor de Justiça Evânio Pereira de Matos Filho, já há comprovação dentro das investigações, que participaram da trama criminosa as seguintes pessoas: João Batista Pereira da Silva, Daniel Lennon Almada da Silva, Israel Marques Carneiro, Thiago Lemos da Silva, Gisele de Souza do Nascimento, Regina Rocha Lopes e Francisco Antônio Carneiro Portela.  Destes, estão presos Gisele, Francisco Portela e Daniel Lennon.
O promotor se baseou na farta investigação realizada pelas polícias Civil e Militar da cidade de Camocim e Municípios vizinhos, como Martinópole e Senador Sá. O inquérito policial,  presidido pelo delegado regional Herbert Ponte e Silva, apontou que o crime foi premeditado, meticulosamente planejado e que teve motivação política. O radialista teria sido executado “por falar demais”.
Dinheiro
Para praticar o crime foram contratados por cerca de R$ 9 mil os pistoleiros Thiago Lemos da Silva e Israel Marques Carneiro, o “Baixinho”, este último residente no Oeste do estado do Pará.  O casal Gisele e  Francisco Portela se encarregou de  alugar uma casa que serviu de esconderijo para os assassinos após estes matarem a vítima.
Já João Batista Pereira da Silva, o “Batista Dentista”, tio do atual prefeito de Martinópole, foi  um dos principais mentores. Nos dias que antecederam o crime, ele abrigou em sua fazenda, na localidade de Remanso, os pistoleiros e as demais pessoas envolvidas na trama. Fez contatos para a contratação dos matadores e teria dado o dinheiro para que Gisele e  o companheiro alugassem a casa que serviu de esconderijo para os assassinos, na localidade de Serrota, no Município de Senador Sá.
Já Regina Rocha Lopes, mulher do pistoleiro Thiago, participou, juntamente com Gisele, do levantamento da rotina da vítima. O grupo teve,  ainda, o envolvimento de Daniel Lennon Almada da Silva, tesoureiro da Prefeitura de Martinópole. Ele  participou de todo o planejamento do crime e forneceu sua própria motocicleta (apreendida) para a dupla ir até a sede da Rádio Liberdade FM, no Centro de Camocim, invadir a emissora e matar o radialista. A mesma moto foi usada na fuga dos assassinos e, posteriormente, abandonada.
A denúncia revela, ainda, que outras pessoas estão sendo, ainda, investigadas e estas poderão ser denunciadas ao longo da tramitação do processo, principalmente o mandante.
O grupo foi denunciado pelos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa.
Mais mortes
A investigação também revelou que o mesmo grupo planejava matar mais duas pessoas, além do radialista. As potenciais vítimas não tiveram seus nomes revelados, mas as autoridades acreditam que estas também seriam eliminadas por representar riscos à manutenção do mando político da atual gestão do Município de Martinópole. 
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro


Ministério público denuncia oito pessoas pela morte do radialista

O promotor de Justiça da Comarca de Camocim, Evânio Pereira de Matos Filho, denunciou oito pessoas pela morte do radialista Gleysdson Carvalho, que foi executado dentro da Rádio Liberdade FM, na rua Antônio Zeferino Veras, em Camocim, município distante 347 km de Fortaleza.

O documento do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi protocolado na última segunda-feira, 24. O crime ocorreu no dia 6 de agosto, em Camocim. A Polícia Civil havia prendido três pessoas suspeitas de envolvimento no envolvimento no caso.

O POVO teve acesso ao documento do Ministério Público do Estado do Ceará com os respectivos nomes dos denunciados, sendo eles João Batista Pereira da Silva, 43 anos, Daniel Lennon Almada Silva, 31, Israel Marques Carneiro, 31, Thiago Lemos da Silva, 22, Gisele de Souza do Nascimento, 23, Regina Rocha Lopes, 19 e Francisco Antônio Carneiro Portela, 18.

O Ministério Público, conforme o documento, ainda pediu a manutenção das prisões preventivas de Gisele e Francisco Antônio, que já estavam detidos suspeitos de envolvimento no caso. E pediu as conversões temporárias em preventivas para Regina e Daniel Leon.

O crime

Segundo o documento do Ministério Público, a dupla formada por Israel e Thiago seria responsável por invadir o trabalho da vítima efetuando três disparos, sendo que um dos projéteis teria alvejado na cabeça.

Ainda conforme a denúncia, o contratante da execução do radialista seria João Batista. A motivação do crime não é citada. O POVO tentou contato com o delegado, após às 22 horas, mas não obteve êxito.
Fonte: O Povo


25 de agosto de 2015

Vereador assassinado era radialista e "denunciava desmandos", diz deputado

O deputado Ferreira Aragão (PDT) classificou como “crime por divergência política” o assassinato de José Targino dos Santos – o Faceta (PDT) –, vereador do município de Barreira, na Serra de Baturité. Segundo Aragão, Faceta era também radialista e conhecido por “denunciar desmandos e corrupção” na região.

Segundo destacamento da Polícia Militar em Barreira, Faceta estava em um bar na manhã desta terça-feira, onde debatia política com amigos, quando houve divergência de ideias com um homem. Após a discussão, um outro homem chegou ao bar e atirou contra o vereador, que foi atingido no peito. O vereador morreu no local.

A PM já identificou suspeitos pelo crime, não divulgando nomes para não atrapalhar as buscas - que são feitas nesta terça-feira. “Não podemos aceitar isto que está acontecendo. Até quando vamos aguentar? Esperar pela justiça dos homens que nunca chega e quando chega falha. Temos que apurar. Ele pagou com sua própria vida”, disse Ferreira Aragão.

Radialistas

O assassinato é investigado pela Delegacia de Redenção. No dia 6 deste mês, um outro radialista, Gleydson Carvalho, foi morto a tiros no estúdio da rádio onde trabalhava, em Camocim. O caso também tem indícios de crime político.

Para Ferreira Aragão, o direito de se expressar, garantido pela Constituição Federal, está sendo desrespeitado por bandidos. “Há vários casos, uns que estão caindo no esquecimento e outros na impunidade e eles querem assombrar. Tem que haver um enfrentamento”, diz.

Redação O POVO Online

Polícia Federal apura irregularidades no programa Garantia Safra no Interior do Ceará

O Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) apuram indícios, no Interior, de irregularidades no programa Garantia Safra. Na região dos Inhamuns, os órgãos de fiscalização identificaram pelo menos 220 cadastros que não obedecem aos critérios do programa. Na região Centro-Sul, a PF investiga denúncia na cidade de Quixelô.
A inscrição de agricultores que estariam fora dos critérios definidos pelo Garantia Safra é verificada em todas as regiões do Estado. Quando ocorre cruzamento de dados, a CGU e o TCU encaminham relação nominal para que ocorra fiscalização por parte dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Em alguns casos, a PF abre inquérito para apurar denúncias.
Nos Inhamuns, a relação aponta 220 beneficiados em situação irregular: Quiterianópolis (83), Tauá(73), Parambu(44), Aiuaba(14) e Arneiroz(6). A determinação dos órgãos de fiscalização e controle é para que essas pessoas que receberam o Garantia Safra indevidamente devolvem os valores recebidos, que variam entre R$ 600 e R$ 2.800.
Caso não haja ressarcimento dessas quantias, os beneficiários serão inscritos na Dívida Ativa na União e não poderão fazer operações de financiamentos bancários, por exemplo.
"Tauá tem seis mil vagas e não há como conhecer todos", explicou o gerente regional da Ematerce, Renato Carvalho. "Infelizmente, alguns inscritos não sabem o caminho da roça".
Depoimento
O gerente do Escritório da Ematerce, em Iguatu, Erivaldo Barbosa, já esteve na Polícia Federal, em Juazeiro do Norte, prestando depoimento acerca de denúncia de cadastrados no Garantia Safra, em Quixelô, que estariam fora dos critérios do programa. Os casos foram denunciados por um vereador em 2013.
Neste ano, o Programa Garantia Safra, uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), decidiu fazer um novo cadastramento, isto é, a lista anterior não tem mais validade. O prazo vai até o próximo dia 30 de outubro. "O esforço é para evitar abusos", esclarece Renato Carvalho. A sistemática de cadastro foi modificada e em cada município foi criada uma comissão específica com a participação de representantes de órgãos públicos, comunitários e sindicatos ligados ao setor agrícola (Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias, Federação, IBGE, secretaria de Agricultura dos municípios).
A homologação e cancelamento de inscritos ficam sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS).
As inscrições dos agricultores serão feitas nas localidades rurais e a comissão será responsável pelo cadastro.
"Nas localidades as pessoas conhecem quem planta, quem tem propriedade rural ou se é trabalhador", reforça Erivaldo Barbosa. "A responsabilidade é de todos".
Critérios do programa
Os critérios para inclusão no Garantia Safra são: ser agricultor, ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo, cultivar área entre 0,6 a 5 hectares, e ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. Neste ano, o benefício é pago em cinco parcelas de R$ 170, totalizando R$ 850 por agricultor. (Com informações de Amaury Alencar).
Honório Barbosa
Colaborador

Diário do Nordeste

24 de agosto de 2015

Partidos disputam Heitor para as eleições; Veja os possíveis caminhos do deputado

Após a quase confirmação de que o grupo político dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes (atualmente, no Pros) devem ter no PDT o seu sétimo partido, a questão que ficou para ser respondida é: qual será o futuro do deputado estadual Heitor Férrer, um dos principais nomes da legenda no Estado? A resposta é: nem ele sabe ainda. “Agora é que a ficha está caindo”, afirma. 
Enquanto reflete, o assédio de outras legendas para tê-lo em seus quadros é intenso. Após o anúncio de que os Ferreira Gomes aceitaram o convite feito pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, começaram as ligações para Heitor. Ele recebeu convites de Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB) para ser o candidato dos respectivos partidos para à Prefeitura de Fortaleza. O PPS já havia feito o convite anteriormente por meio do presidente nacional do partido, deputado federal Roberto Freire.
No PSB, dirigentes já declararam que ele seria bem-vindo. Ontem, Heitor teve conversas com o presidente estadual da legenda, Roberto Pessoa. O PRB, via Ronaldo Martins, o SD, através de Genecias Noronha, também assediam o ainda trabalhista, mas correm por fora, sem muitas chances de ter o parlamentar em seus quadros.
O deputado diz que deve reunir-se hoje com o presidente do partido no Ceará, o deputado federal André Figueiredo, para tratar do assunto. Mas as possibilidades são muitas, inclusive a de continuar no PDT. “Sair é traumático, mas ficar também é”, lamenta. Ele admite que permanecer na legenda junto com Cid Gomes, que teve nele o principal crítico de sua gestão na Assembleia , seria frustante para seus eleitores.
Mesmo Cid que afirmou que gostaria de tê-lo como correligionário. “Nosso objetivo é vir para o PDT para somar e para nós não há nenhuma objeção, ao contrário”, afirmou na sexta-feira. O ex-governador garantiu que não irá tomar nenhuma iniciativa que não a de “estímulo” à liderança de Heitor.
Lupi também diz que gostaria da permanência. Ele acena com a possibilidade de Heitor suceder Roberto Cláudio (Pros). “Acho que na política, quatro anos é mais rápido que um dia”, diz. Heitor, no mesmo dia, foi duro ao negar a proposta. “É mais fácil o mar secar”, afirmou.
Prefeitura
O desejo por Heitor não é por acaso. O deputado é um dos principais nomes para a disputa pela sucessão de RC. Em 2012, obteve mais de 20% dos votos válidos na disputa pelo Palácio do Bispo, quase chegando ao 2º turno. E a expectativa é de que, nas eleições do próximo ano, ele possa ir mais longe. 
O escândalo de corrupção revelado pela Lava Jato - e potencializado pela atual crise econômica - aumenta o potencial de um personagem que associou a sua imagem ao discurso de moralização da política e contra gastos desnecessários do Executivo.
Heitor, entretanto, afirma que não tem pressa em fazer o anúncio de qual será o seu destino. “Ainda tenho algum tempo para pensar sobre isso”, diz.
Frases
SAIR DO PDT É TRAUMÁTICO, MAS FICAR NESSAS CONDIÇÕES TAMBÉM É. CONTINUAR (COM CID NO PARTIDO) PODE FRUSTAR OS QUE VOTARAM EM MIM
Heitor Ferrer, deputado estadual
PARA NÓS NÃO HÁ NENHUMA OBJEÇÃO, AO CONTRÁRIO, FORTALECE O NOME DA LEGENDA AQUI EM FORTALEZA. PORTANTO, NOSSA TORCIDA É QUE ELE (HEITOR) PERMANEÇA NO PARTIDO
Cid Gomes, ex-governador
Entenda
06/Maio. Sérgio Novais declara ao O POVO que o prefeito Roberto Cláudio tentou retornar ao PSB, mas teve o nome vetado pela direção. O prefeito nega
09/Maio. Diante dos primeiros rumores sobre uma filiação de Roberto Cláudio ao PDT, Heitor reafirmou que era pré-candidato a prefeito.
11/Junho. O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, filia-se ao PSB. Adversário dos Ferreira Gomes, sua filiação fecha as portas para o grupo, tornando o PDT uma possibilidade mais real. Segundo fontes, as conversas com os trabalhistas vinham desde fevereiro
30/junho. Cid Gomes, Roberto Cláudi e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros), reúnem-se com a cúpula nacional do PDT. Segundo eles, foram conversas iniciais.
13/julho. Em reunião do grupo, é decidido que será tentada, uma última vez, a permanência no Pros
17/agosto. Em nova reunião, a decisão final sobre a filiação é adiada até o dia 28, permitindo assim reunião com Carlos Lupi.
21/agosto. O grupo se reúne com Lupi na Assembleia Legislativa e aceita o convite para entrar no PDT. A filiação é prevista para até o fim de setembro. Heitor se enfurece. “Será que esse mérito de 28 anos de casa me sustenta?”, questiona.
Fonte: O POVO


Com sumiço da prefeita, clima em Municipio é de incerteza

Com o sumiço da prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (PP), de 25 anos, moradores da cidade estão sem saber quem está no comando do município, a 275 km de distância da capital maranhense, São Luís. Lidiane Leite está foragida desde quinta-feira (20), procurada pela Polícia Federal (PF), que investiga denúncias de desvios de verbas da educação no município. A denúncia partiu do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Ministério Público Federal (MPF).
Os vereadores estão impedidos de realizar votação para afastar a prefeita do comando da cidade por causa de uma medida cautelar obtida por Lidiane na Justiça. Ela já havia sido afastada três vezes do cargo: na primeira vez, em abril de 2014, pelo prazo de 30 dias após denúncias de improbidade administrativa, retornando ao cargo em 72 horas, depois de obter liminar na Justiça; na segunda, pelo período de 180 dias, em dezembro de 2014, com liminar suspensa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) em 48 horas; e  terceira em maio de 2015, retornando em 72 horas.
Na cidade, o clima é de incerteza na cidade com 39.049 habitantes. “Não sei, não, senhor”, diz um morador, questionado sobre onde andava a prefeita. “A prefeita sumiu e sumiu com dinheiro, ainda mais”, ironiza o mototaxista Edmilson das Neves. Já outros habitantes têm medo e preferem não falar sobre o assunto.
Na prefeitura, o expediente é de 8h às 12h, mas poucas pessoas foram encontradas no prédio nessa sexta-feira (21). Somente o secretário de Administração e Finanças, Dal Adler Castro, poderia responder pelo órgão, mas não quis falar com a imprensa.
Por outro lado, há moradores que esperam por uma solução rápida para o impasse na cidade. “A expectativa é que a vice assuma”, diz o comerciante Reginaldo Carrilho. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Aarão Silva, a vice-prefeita Malrinete Gralhadas (PPS) só poderá assumir o cargo quando houver o afastamento da prefeita.
Investigações
Lidiane Leite está foragida desde quinta-feira, quando foi iniciada a Operação Éden, da PF, que investiga denúncias de desvios de verbas da educação no município de Bom Jardim. Nessa sexta-feira, a PF reforçou a vigilância em aeroportos e rodoviárias do Maranhão a fim de capturar a prefeita.
Na quinta-feira, foram presos o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, que seria ex-namorado da prefeita. A repercussão nacional do caso acelerou a operação.
Desvios
A polícia investiga transferências de cerca de R$ 1 mil realizadas da conta da prefeitura para a conta pessoal de Lidiane que chegam a R$ 40 mil em um ano. Também foram feitas transferências para o advogado da prefeitura, Danilo Mohana, que somam mais de R$ 200 mil em pouco mais de um ano.
Além da prefeita, secretários, ex-secretários e empresários também estão sendo investigados por causa de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas". Houve duas licitações para reformar 13 escolas, pelas quais a Zabar Produções obteve R$ 1,3 milhão e a Ecolimp recebeu R$ 1,8 milhão. Nenhuma das empresas foi encontrada.
Em 2013, a prefeitura firmou contrato com 16 agricultores para o fornecimento de merenda escolar nas escolas municipais, pelos quais cada agricultor receberia em média R$ 18 mil por ano. Os agricultores afirmaram que não receberam os pagamentos.
Luxo na internet
Lidiane se tornou prefeita aos 22 anos, em 2012, depois que o namorado dela na época Beto Rocha, candidato a prefeito, teve a candidatura impugnada ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ela assumiu o lugar dele e foi eleita.
Depois que assumiu o cargo, Lidiane passou a compartilhar fotos da nova rotina nas redes sociais. Nos perfis pessoais, ela escreveu: "eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados". Em outro post, ela diz: "devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando".
Afastamentos
A Justiça do Maranhão havia determinado o afastamento da prefeita pelo prazo de 180 dias em dezembro de 2014, com base no descumprimento da regularização das aulas e do fornecimento de merenda e de transporte escolar em Bom Jardim.
Na ação, o Ministério Público do Estado afirma que Lidiane havia apresentado informações falsas a respeito das irregularidades, mas as informações acabaram desmentidas por meio de denúncias dos próprios moradores da cidade.
A gestora também já havia sido citada pela Justiça por má conduta no início de 2014, quando foi deferida liminar, a pedido do MP-MA, para declarar a ilegalidade de decreto municipal que tornou nulas as nomeações dos excedentes do concurso público homologado em novembro de 2011.

G1

22 de agosto de 2015

Após ajustes locais, Cid e Ciro se filiam ao PDT até setembro.

O grupo político liderado por Cid e Ciro Gomes no Ceará deixa o PROS e ingressa no PDT até a primeira quinzena de setembro, conforme informaram os participantes de reunião, ontem, na Assembleia Legislativa. Antes com meta de eleger até 20 prefeitos no Ceará em 2016, o PDT pretende agora aumentar esse número para até 100, incluindo Roberto Cláudio em Fortaleza.
O objetivo do grupo é formar uma base forte para as eleições presidenciais de 2018. O encontro de ontem contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do ex-governador Cid Gomes. Os nomes de Ciro e Cid estão colocados como os principais pretensos postulantes à presidência pelo PDT, já que esse foi um dos acordos firmados entre o grupo político cearense e a executiva do grêmio.
Ajustes em alguns municípios devem ser feitos para evitar conflitos de interesses. Essas pendências devem ser solucionadas até o fim de agosto. Na reunião de ontem, compareceram deputados do PROS, como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e de outras siglas, como PSD, PTN e PSDC.
De acordo com Carlos Lupi, o crescimento que o PDT almeja alcançar com a filiação do grupo ligado aos Ferreira Gomes não se restringe a uma ampliação numérica do partido. "(Cid e Ciro) são duas pessoas conhecidas além das fronteiras do Ceará. Nós, inclusive, apoiamos a candidatura do Ciro em 2002 e temos relação de amizade antiga. O que temos aqui é mais um reencontro do que qualquer outra afirmação. Estou muito feliz com isso", disse o dirigente.
Lupi voltou a firmar que algumas formalidades precisam ser sanadas, destacando que vai respeitar todas as questões locais. "Da minha parte está tudo fechado há um bom tempo. No meu coração isso é certo e, agora, temos apenas que resolver questões de acertos locais. Agora é somar forças e ajudar o País a ter uma opção", ressaltou.
O presidente nacional do PDT também respondeu as críticas feitas pelo senador Cristovam Buarque, que, em entrevista ao Diário do Nordeste, chegou a dizer que o partido "vendeu a alma". Segundo Lupi, o parlamentar, "como todo intelectual, tem devaneios". Ele pediu respeito do senador em relação "ao partido que lhe deu sustentação política". Cristovam tem intenção de ser candidato a presidente da República, o que deve ficar inviável com a chegada de Cid e Ciro.

Diário do Nordeste